Mini Cabrio convida ao lazer
Tal como já acontecia, o ciclo de abertura parcial continua presente e pode deixar apenas os ocupantes dianteiros a céu aberto ou abrir totalmente para todos poderem andar com os cabelos ao vento.
As dimensões aumentaram 9,8 centímetros no comprimento e 4,4 na largura. A altura é semelhante e a distância entre-eixos pouco se alterou, mas a reformulação do habitáculo garante mais espaço (não é o mesmo que muito espaço) ao nível dos joelhos para os ocupantes dos bancos traseiros. Como não há milagres, as costas dos bancos posteriores são mais verticais, mas o seu rebatimento assimétrico permite maximizar a capacidade de carga, que à partida é limitada: 215 litros, que ficam reduzidos a 160 cv quando se baixa a capota. A acessibilidade ao porta-bagagens não é fácil, mas o "easy load" é uma engenhoca que facilita a operação (ver vídeo).
Face ao Mini de três portas, que está na origem do cabrio, os reforços estruturais para garantir a rigidez, os órgãos de segurança específicos, que passam por arcos que estão escondidos atrás dos bancos posteriores e até os motores que deslocam a capota, representam um acréscimo de peso na casa dos 115 kg, o que acaba por ser sensível nas performances e consumos do descapotável.
Quando se olha ao dinheiro cada um sabe de si (ver PREÇOS NOVOS), mas sem olhar os números, não temos dúvidas de que o Cooper S 2.0 Cabrio é apelativo. Ágil e dinâmico, tem um comportamento desportivo que chega a ser desafiante graças à elasticidade de um motor que impressiona quando se roda na casa das 3 000/5 000 rpm.
Motor 2.0 turbo
Cilindrada 1 998 cc
Potência máxima 192 cv/5000-6 000 rpm
Binário máximo 280 Nm/1 250-4 600 rpm
Velocidade máxima 230 km/h
0 a 100 km/h 7,2 s
Consumo médio 6,1 litros/100 km
Emissões de CO2 142 g/km
Preço 32 900 €
+ EVOLUÇÃO. Diz-se que para melhor muda-se sempre, e neste caso não há dúvida: os resultados estão à vista.
- BAGAGEIRA. É mais funcional mas não há alternativa: ou cabelos ao vento ou malas para o fim de semana....